top of page
Buscar

Pedro Augusto ressalta foco e determinação para brilhar na Copa Nacional Quilombola

  • Max Melo
  • 12 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

As malas prontas, os treinos encerrados e a ansiedade já toma conta dos atletas do Esporte Clube Graúna Quilombola, de Itapemirim, que embarcaram nesta quinta-feira (12) para o Rio de Janeiro. A equipe representará o Espírito Santo na primeira edição da Copa Nacional Quilombola de Futebol, evento histórico que reúne representantes de 24 estados brasileiros. Para Pedro Augusto, um dos destaques da equipe, a oportunidade é mais que um jogo: é a realização de um sonho.


“Desde que conquistamos a vaga na etapa estadual, trabalhamos intensamente. Fizemos treinos muito bons e nos preparamos ao máximo para esse momento. Estamos bem confiantes de que podemos fazer um excelente campeonato,” contou Pedro, visivelmente motivado.


O time de Graúna garantiu sua participação na competição após uma campanha impecável no Campeonato Estadual Quilombola, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport) em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas e o Instituto de Pesquisa e Ação Comunitária (IPAC). Pedro descreveu a conquista como um marco para a comunidade.


“A sensação é de dever cumprido e muita felicidade. Demos esse título para a nossa comunidade, que sempre nos apoiou e merecia essa vitória. Agora, estamos ainda mais motivados para defender Graúna em uma competição nacional.”


A Copa Nacional Quilombola tem início nesta sexta-feira (13) e promete ser um marco no calendário esportivo brasileiro. Organizada pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a CBF, a CONAQ e a organização Uma Gota no Oceano, a competição tem o objetivo de valorizar as tradições quilombolas por meio do esporte, além de promover inclusão social e dar visibilidade à importância histórica e cultural dessas comunidades.


Foto : Divulgação / Pedro Augusto Porto



Pedro Augusto não esconde a emoção ao falar sobre a chance de jogar no icônico estádio do Maracanã, que será palco da grande final no domingo (15). “Jogar no Maraca é a realização de um sonho, ainda mais em uma final. Acho que qualquer atleta sonha em pisar naquele gramado, onde tantos craques fizeram história. Estamos concentrados e motivados para dar o nosso melhor,” afirmou.


A equipe do Graúna viaja com o apoio do programa Vai Atleta, da Sesport, e conta com um elenco de 20 jogadores. Para Pedro, mais do que uma competição, a Copa Nacional Quilombola é uma oportunidade de mostrar a força e o talento das comunidades quilombolas do Espírito Santo para o Brasil inteiro.


“É uma honra poder levar o nome da nossa comunidade para um evento como esse. Vamos dar tudo de nós em campo e buscar representar Graúna e o Espírito Santo da melhor forma possível,” finalizou o atleta.


Com jogos marcados para os dias 13, 14 e a grande final no dia 15 de dezembro, a delegação do Espírito Santo segue embalada por sonhos, dedicação e a esperança de conquistar mais um título para a história de Graúna.

 
 
bottom of page